JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 13 e 19 de dezembro ao longo da história

  • Jornal do Boa Vista/ Arquivo - Estátua "O Calceteiro", produzida pelo artista Mário Avancini, instalada no bairro Boa Vista, uma homenagem aos profissionais que se dedicavam ao assentamento de paralelepípedos na pavimentação de ruas

Em 13 de dezembro de 2018, a cidade perdia Jutta Hagemann da Cunha, cognominada  "guardiã da história de Joinville". Estudiosa, dedicou parte de sua vida pesquisando sobre a história de Joinville. Jutta morreu aos 92 anos depois de complicações após um AVC. Seu corpo foi velado na Capela 4 da Borba Gato e sepultado na manhã do dia seguinte no Cemitério Municipal.

Natal de 2007- no dia14/12 era  Iniciada a instalação de árvore de Natal com 20 metros, altura equivalente a um prédio de seis andares. Localizada em frente à sede da prefeitura, a árvore possuía luzes brancas, enfeites coloridos e luzes estroboscópicas (flash de luz).

No dia 14/12/2009, proprietários de imóveis e empresários que investiram na recuperação de construções que constituem o patrimônio histórico da cidade receberam certificados "Amigos do Patrimônio Cultural". Os certificados foram entregues pela prefeitura, Fundação Cultural e Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Natural de Joinville. Foram homenageados os responsáveis pela recuperação de quatro imóveis e de uma obra de arte.

Maria Fumaça de Natal foi atração noite de 14 de dezembro de 2019. O charme e a nostalgia dos tempos de trens a vapor voltaram a encantar o público de Joinville com a passagem da Maria Fumaça Mallet 204 pela Estação da Memória (rua Leite Ribeiro - bairro Anita Garibaldi), antiga estação ferroviária. O espaço foi aberto ao público a partir das 21h, e a chegada da Maria Fumaça ocorreu por volta das 21h15, permanecendo no local por aproximadamente 30 minutos, antes de seguir viagem. Além de apreciar a chegada da Maria Fumaça, ao som do tradicional apito, os visitantes tiveram a oportunidade de tirar fotos ao lado do trem todo iluminado e enfeitado com decoração de Natal.

A passagem da Maria Fumaça Mallet 204 por Joinville fez parte do projeto Natal nos Trilhos, realizado pela ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) - e pela empresa Rumo Logística. Ao longo de quatro semanas, milhares de pessoas de outras 35 cidades acompanharam as viagens da locomotiva, fabricada em 1950.

No dia 15/12/2018,  o União Independente conquistou o 41º Copão Kurt Meinert. O mais importante torneio de futebol amador de Santa Catarina e um dos principais do sul do Brasil, naquele ano, foi disputado por 88 clubes de vários bairros, envolvendo 2.500 atletas. 409 Joinville de todos os tempos
 
Em 15 de dezembro de 2009, a Fundamas - Fundação Municipal Albano  Schmidt -  iniciou o curso de calceteiro. A  estátua "O Calceteiro", produzida pelo artista Mário Avancini, instalada no bairro Boa Vista, uma homenagem lembra os profissionais que se dedicavam ao assentamento de paralelepípedos na pavimentação de ruas.

Fundação do Ancionato Bethesda, no distrito de Pirabeiraba - em 16 de dezembro de 1934. A iniciativa foi dos pastores Karl Müller e Wilhelm Dommel, para a construção mais antigo lar de pessoas idosas da região de Joinville. A casa abriga uma centena de pessoas em uma espécie de residencial, que tem quartos e apartamentos, ao lado de toda a infraestrutura de atendimento de hotelaria e enfermagem. Com os estatutos aprovados em 1934, o residencial começou a funcionar em 1936, com moradores ajudando a cuidar dos animais e da horta. Hoje, o Bethesda é uma ILPI - Instituição de Longa Permanência de Idosos - com centro de convivência integral e moradia. Para os moradores, há serviços de médico, nutricionista, enfermeiros, fisioterapeutas, educador físico, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional.

16/12/1992 -  Instalada Escola Municipal Pauline Parucker, no bairro Itinga.

O Estrela da Praia Futebol Clube, com sede no final da rua Pedro Lessa, no bairro Boa Vista, comemorou seu cinquentenário, em 16 de dezembro de 2005. Competições esportivas, homenagem a associados e amigos do clube e solenidade de posse da nova diretoria presidida por Aroldo Vieira (Papagaio), integraram a programação de aniversário.

Em16/12/2009, era instituído o programa Bolsa Atleta Municipal com o objetivo valorizar e apoiar atletas e paratletas, conforme Decreto Lei n. 6613.

Em 16 de dezembro de 2020, ocorreu a diplomação dos vereadores e prefeito, eleitos. Em virtude da pandemia aconteceu via Internet, sem a realização de cerimônia. Os diplomas assinados foram disponibilizados no site do TRE - Tribunal Regional Eleitoral - momento em que eleitos e suplentes passaram a ser considerados diplomados. Com esse ato, a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os escolhidos para exercer os cargos durante os mandatos eletivos. Além de Joinville, a capital, Florianópolis, também teve cerimônia de diplomação. Com 9.574 votos, Alisson Julio, do partido Novo, foi o candidato mais votado em Joinville. Com 32 anos e portador de AME - Amiotrofia Muscular Espinhal - o analista de sistemas, MBA em Gestão Empresarial é o primeiro cadeirante a integrar o legislativo joinvilense.

A primeira enchente em Joinville ocorreu no dia 17 de  dezembro de 1865. De acordo com a escritora e pesquisadora Elly Herkenhoff, a primeira grande enchente em Joinville aconteceu em virtude de fortes chuvas acompanhadas de granizo. A pesquisadora esclarece que, a princípio, os colonizadores pretendiam se instalar mais próximos da serra, mas um engenheiro alemão autorizou a colonização próximo do mar, alegando que as cheias não atingiriam aquela área.

Em 17 de dezembro de 1979, morria repentinamente o empresário  Germano Kurt Freissler, dias depois de comemorar 25 anos no cargo de diretor na Cervejaria Antarctica, antiga Cervejaria Catharinense. Tinha 69 anos, foi casado com Zulmira Pinho Freissler. Teve importante participação no movimento leonístico em Joinville e foi governador do Distrito LC-6 de Lions Internacional/1961-62. Em 12 de Março de 1982, depois de passar por reformas, o Mercado Público foi inaugurado ganhando o nome Germano Kurt Freissler, em homenagem à memória do empresário joinvilense, ex-governador de Lions Internacional e diretor geral da Cervejaria Antarctica.

Em 17/12/1984, ocorria a fundação da  Apiville - Associação dos Apicultores de Joinville.

17/12/1991 - Inauguração da Escola Municipal Professora Maria Regina Leal - bairro Espinheiros.

Editado pela empresa Jornal dos Bairros de Joinville, circulou a primeira edição do mensário Jornal do Iririú, em 17 de dezembro de 1997. Manteve circulação mensal ininterrupta até abril de 2020, quando cessou a circulação impressa e foi transformado no Portal de Notícias JI Online.

Dirigida pelo maestro Geraldo Garcia da Rosa, a Banda Musical Iririú fez sua primeira apresentação em público na Sociedade Alvorada 2, em 17 de dezembro de 2006. Fundada por iniciativa do Jornal do Iririú e do músico Antonio Veiga, a banda era formada por jovens do bairro e alunos da Banda Mirim da Sociedade Corpo de Bombeiros de Joinville. A Banda Musical Iririú tinha por objetivo proporcionar aos jovens a oportunidade de estudar música e fortalecer a cultura musical do bairro.

Prefeitura instala armadilhas para caçar besouros na Rua das Palmeiras, em 17 de dezembro de 2018. A instalação das armadilhas para monitoramento e controle dos besouros representou uma das ações para a manutenção e preservação das palmeiras. As armadilhas consistiam em baldes plásticos com aberturas na tampa e foram afixadas em postes de iluminação. Dentro dos vasilhames, foram colocados pedaços de cana-de-açúcar, que funcionam como atrativos para os insetos. A manutenção das armadilhas era realizada a cada quinze dias, com a troca das iscas e eliminação dos insetos capturados.

Em 17 de dezembro de 2020, depois de atuar por 40 anos nos meios de comunicação, dos quais 35 anos diante dos microfones da Rádio Cultura de Joinville e câmeras de canais de TV, o jornalista Osny Martins anunciou aposentadoria. Osny nasceu no dia 20 de outubro de 1960, em São Francisco do Sul, de onde saiu aos 18 anos para cursar Engenharia Civil na FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Para arcar com os custos do curso, conseguiu um emprego de repórter na TV Coligadas, que havia sido recém-adquirida pela RBS TV. Tempos depois, passou a atuar no Jornal de Santa Catarina. Mais tarde, trocou o jornal com sede em Blumenau, pela Sucursal do Jornal A Notícia, na mesma cidade. Na época, pelo bom início na comunicação, conquistou premiação estadual. Permaneceu na sucursal do jornal A Notícia até 1984, quando, por transferência, passou a atuar na sede do jornal em Joinville.


Foi em Joinville que sua atuação ficou marcada, não só pelo trabalho desenvolvido na redação de A Notícia, mas, especialmente, pela apresentação do programa Breakfast, da Rádio Cultura FM (Jovem Pan). Primando por um jornalismo de qualidade, seu programa conquistou alta credibilidade junto ao público. Seu retorno às câmeras se deu através de emissora de TV fechada e da RDB. 

No dia 17 de dezembro de 1938 acontecia a inauguração da estrada ligando Joinville, Parati (Araquari) e São Francisco do Sul (atual BR-280), em 18 de dezembro, pelo interventor Nereu Ramos.

18 de dezembro de 1954 assinalava o  Início de construção da sede da Sociedade Cultural Lírica, na rua Max Colin.

Durante a grande onda de incêndios criminosos que abalaram a cidade de Joinville, durante cerca de seis meses, a Escola Adventista se tornou uma das vítimas, em 18 de dezembro de 1977, tendo suas dependências totalmente destruídas.  Onze anos depois, em 1988, renasce dos escombros a Escola Primária Adventista de Joinville.

Desmembrado do Boa Vista, foi criado o bairro Comasa, pela Lei n. 54, de 18 de dezembro de 1997. A origem do nome do bairro deve-se à implantação do Conjunto Habitacional Comasa. A intensificação e o aceleramento da urbanização, devido ao crescimento populacional de Joinville, fizeram com que a Fundição Tupy, uma das maiores indústrias da cidade na década de 1950, transferisse seu parque industrial da região central para o bairro Boa Vista, fazendo com que os trabalhadores começassem a construir suas casas no entorno da empresa, de maneira a ficarem mais próximos de seu trabalho.

Em 1972, ocorreu a implantação do Conjunto Habitacional conhecido popularmente por Comasa Boa Vista, para suprir a necessidade de moradia dos trabalhadores. Na época de sua implantação, a região era menos urbanizada, existindo, porém, energia elétrica e rede de água tratada. Palco de muitas enchentes, com ruas não calçadas, a região foi recebendo melhorias aos poucos, por iniciativa dos moradores, abrindo ruas e reivindicando a implantação de tubulação e pavimentação.

Criado o bairro Espinheiros, através da Lei n. 54, de 18 de dezembro de 1997. O bairro deve o seu nome a uma planta conhecida como Tajuva, uma espécie grossa, com muitos espinhos e que proliferava na região. A área se restringia a uma ilha, na baía de São Francisco, e o acesso ao Boa Vista era feito só por canoas, único meio de transporte da época, entre a ilha e o continente.

Somente em 1965, foi concluída uma estrada quase toda através do manguezal e a construção de uma ponte, tornando possível o acesso à ilha por terra, na gestão do Helmut Fallgatter, o primeiro prefeito a chegar à ilha viajando por terra. A década de 1970 foi marcada pela instalação de energia elétrica e rede de água tratada, mudando o modo de vida das pessoas. As folhas do mangue existentes no local foram objetos de exploração para atender às tinturarias da região.

Em 18/12/1997,  para fins de administração do território, Joinville foi dividida em dois distritos: Sede, Pirabeiraba e 43 bairros. Lei Complementar n.54.  Foi criado o bairro Vila Cubatão, Lei complementar n. 54, de 18 de dezembro de 1997. A região da foz do rio Cubatão sempre foi conhecida por Cubatão, em função do rio de mesmo nome. Os caboclos da região chamam de "terra de Cubatão"a terra fértil, a terra boa. Os tupis-guaranis chamavam de "cubatan", a árvore de madeira dura e resistente. A povoação dessa região é relativamente antiga, data de mais de 200 anos. A região era habitada por portugueses e escravos negros na época da colonização germânica de Joinville. Trata-se de uma planície de inundação de várzea, cujo solo é rico em sedimentos aluviais.

Ternos de Reis cantaram pelas ruas da cidade na noite de 18/12 2009. A programação do Natal dos Sonhos, iniciativa da prefeitura de Joinville, foi encerrada com as apresentações de Ternos de Reis. Na noite de sexta-feira, os grupos de reis Anúncio, Santíssima Trindade, Estrela Guia e Mensageiros da Paz percorreram o centro. Saindo do Shopping Mueller, os grupos passaram pela avenida JK, ruas 9 de Março, terminal urbano e praça Dario Geraldo Salles, onde o público já se concentrava para assistir apresentação conjunta com os grupos de Boi-de-mamão.

O grupo "Anúncio" partiu da Praça da Bandeira e percorreu as ruas centrais. O grupo nasceu 10 anos antes, com o encontro dos músicos João Genoário, Jucélia Maria Moreira e Valério dos Passos. Além da tradição do Terno de Reis, o grupo, juntamente com amigos e parceiros, também trabalhava com outras manifestações da cultura popular, como Boi-de-mamão, Pau-de- -fitas, Dança de São Gonçalo e o Baile de Chamarrita.

A Lei n. 4.924,  alterou e consolidou a Lei n. 4.341/2001, que criou a Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgotos de Joinville - AMAE - em 19/12/ 2003.

19 - A Cidade das Bicicletas ganhou data especial através Lei n. 7.666, de 19 dezembro de 2014, instituiu a Semana Municipal da Bicicleta, a ser comemorada de 3 a 9 de março de cada ano. A cidade possuía 125 quilômetros de ciclovias. Pesquisa de origem e destino da população mostrava que 11,3% dos deslocamentos eram feitos por bicicletas, contra 4,5% em outras cidades do mesmo porte.

19 - Engenheiro Agrônomo da Epagri, escritor e colunista do Jornal de Pirabeiraba, Onévio Zabot lançou sua obra literária "Redescobrindo o Campo", em 19 de dezembro de 2018. Com 376 páginas, o livro permeia a transformação do campo e da agricultura como espaço de lazer, de fomento da economia, da produção de alimentos, da preservação da natureza e da revelação de empreendedores rurais e perpassa as atividades das mulheres no campo.

Em 19 de Dezembro de 2018, a frota do transporte coletivo receboa 23 novos ônibus.  A apresentação dos novos veículos foi feita pelas concessionárias do serviço de transporte público Gidion e Transtusa. Todos os ônibus eram equipados com ar-condicionado e carregador de celular USB para bateria de celular.

Conhecer a história do lugar onde se vive é fundamental para entender a sua própria história. Informações aqui contidas foram extraídas do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.
NOVAS POSTAGENS NAS SEGUNDAS-FEIRAS





Mexa-se Bike de Natal vai presentear quem tiver bicicleta mais decorada Anterior

Mexa-se Bike de Natal vai presentear quem tiver bicicleta mais decorada

Governo do Estado avança na concessão do transporte aquaviário na Grande Florianópolis Próximo

Governo do Estado avança na concessão do transporte aquaviário na Grande Florianópolis

Deixe seu comentário